Pista

As competições do Ciclismo de Pista remontam ao final do século XIX. O primeiro Campeonato Mundial ocorreu em 1893. Os ciclistas de pista são atletas fortes, em geral com muito mais massa muscular que os ciclistas de estrada. Dez eventos divididos em 3 grupos compõe as competições do ciclismo de Pista.

Velocidade Individual (Programa Olímpico): após uma prova de qualificação disputada sobre 200m contrarrelógio os corredores competem em disputas de 3 voltas que selecionarão os 2 melhores corredores que irão competir um contra o outro na final. Às vezes, os corredores realizam uma “paralização”sobre a bicicleta, manobra conhecida como standstill, para forçar seu oponente a tomar a frente na disputa, que é a posição menos vantajosa antes do ataque até a linha de chegada.

Velocidade por equipes (Programa Olímpico): esta é uma prova disputada por equipes de 3 corredores em 3 voltas na pista. Duas equipes iniciam em lados opostos da pista, com cada corredor de cada equipe liderando por uma volta antes de deixarem a pista. O último dos 3 corredores de cada equipe ataca para a chegada para determinar o tempo da equipe.

Quilômetro contrarrelógio (ou 500m para mulheres): dois atletas disputam simultaneamente durante fases qualificatórias com os 8 melhores avançando para as finais, que são disputadas como um contrarrelógio individual com partida parada. O corredor com o tempo mais rápido é o vencedor.

Keirin (Programa Olímpico): os corredores seguem o vácuo de uma bicicleta elétrica ou moto por 750 metros antes de avançarem para 3 voltas de velocidade até o final da prova. A bicicleta elétrica irá, gradualmente, aumentar a velocidade de 30 até 50km/h antes de deixar a pista, para dar início à disputa de velocidade.

Perseguição individual: dois corredores começam em lados opostos da pista e competem por 4 km (3km para mulheres). O vencedor é o corredor que consegue alcançar seu oponente ou que realiza o tempo mais rápido.

Perseguição por equipes (Programa Olímpico): duas equipes de 4 corredores começam em lados opostos da pista e competem por 4km. O time vencedor é o que consegue alcançar seu oponente ou que marca o tempo mais rápido.

Prova por pontos: é uma prova de pelotão de aproximadamente 25km para mulheres e 40km para homens. Os corredores ganham pontos durante os sprints intermediários (1 a cada 10 voltas nas pistas de 250m) e também por conquistarem uma volta sobre o pelotão (+ 20 pontos). O resultado final é calculado de acordo com o número de pontos conquistados. Os pontos atribuídos no sprint final após completarem toda a distância da prova são dobrados (10, 6, 4 e 2 pontos para o 1º, 2º, 3º e 4º colocados, respectivamente).

Madison (Programa Olímpico): equipes de 2 corredores participam desta prova de revezamento disputado por sprints intermediários a cada 10 voltas. Enquanto um membro da equipe disputa, o outro roda lentamente para descasar antes de ser lançado de volta à competição pelo seu colega de equipe, que passará a descansar a partir de então. A classificação é calculada de acordo com o número de pontos conquistados. Como na prova por pontos, qualquer equipe que ganhar uma volta sobre o pelotão conquistará 20 pontos, enquanto as equipes alcançadas pelo pelotão perdem 20 pontos. Os pontos conquistados no sprint final também são dobrados, como na prova por pontos.

Scratch: esta é uma corrida de grupo para corredores individuais em distâncias de 15km para homens e 10km para mulheres, sendo a primeira volta neutralizada para agrupamento dos corredores.

Omnium (Programa Olímpico) a Omnium é composta por 4 provas de grupo disputadas todas no mesmo dia: scratch, tempo race, eliminação e prova por pontos. Os corredores devem demonstrar consistência durante todo o dia para terem chance de alcançar as posições mais altas na classificação final, já que os pontos são atribuídos com base no ranking de cada competição e uma classificação geral é gerada ao final das 4 competições. Os pontos conquistados na prova por pontos são somados à classificação obtida nas 3 competições anteriores, o que proporciona ao evento o suspense e reviravoltas até o último sprint, no qual os pontos também são dobrados.

A primeira competiria oficialmente gravada remonta a 31 de maio de 1868 no “Parc de Saint-Cloud”, em Paris, e foi vencida pelo corredor britânico, James Moore.

A primeira corrida de uma cidade a outra aconteceu em 7 de Novembro de 1869: Paris – Rouen (França). James Moore, mais uma vez vencedor, rodou os 123 quilômetros de prova em 10 horas e 25 minutos. A intenção dos organizadores foi promover o ciclismo e demonstrar que a bicicleta permitia percorrer distancias grandes distâncias.

O ciclismo de estrada tem sido parte do programa dos Jogos Olímpicos desde sua primeira edição, em 1896.

Provas:

Prova de Estrada (Programa Olímpico): os corredores começam juntos em um pelotão. Os percursos podem ser organizados em diversas distâncias. As provas de estrada possuem muitos formatos diferentes: provas em um dia de um ponto a outro; ou em um Circuito, ou provas em etapas.

Contrarrelógio Individual (Programa Olímpico): o contrarrelógio individual é disputado em 40 a 50km nos Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Os corredores são alinhados em intervalos iguais de tempo para largarem (geralmente 1 a 2 minutos entre cada largada). O competidor que completa o percurso no menor tempo é o vencedor.

Contrarrelógio por equipes: O princípio desta prova é o mesmo da Contrarrelógio Individual, mas este evento é disputado por equipes de, pelo menos, 2 e, no máximo, 10 corredores.

Revezamento misto de seleções nacionais contrarrelógio: desde 2019, o contrarrelógio por equipes no Campeonato Mundial UCI de Estrada vem sendo disputado em um revezamento misto exclusivo para as seleções nacionais formadas por 3 homens e 3 mulheres das categorias Elite e Sub-23. O evento é disputado de modo que os 3 homens fazem o revezamento com as 3 mulheres. A posição final das equipes será calculado com base no tempo decorrido quando a segunda mulher cruzar a linha de chegada, devendo ambos os homens e mulheres completarem uma volta no mesmo circuito.