Estrada

O entusiasmo pelas competições do ciclismo de Estrada começou no final do Século XIX e não parou de crescer desde então. Algumas grandes competições atraem dezenas de milhares de espectadores e são assistidas pela televisão ao redor do mundo todo.

A primeira competiria oficialmente gravada remonta a 31 de maio de 1868 no “Parc de Saint-Cloud”, em Paris, e foi vencida pelo corredor britânico, James Moore.

A primeira corrida de uma cidade a outra aconteceu em 7 de Novembro de 1869: Paris – Rouen (França). James Moore, mais uma vez vencedor, rodou os 123 quilômetros de prova em 10 horas e 25 minutos. A intenção dos organizadores foi promover o ciclismo e demonstrar que a bicicleta permitia percorrer distancias grandes distâncias.

O ciclismo de estrada tem sido parte do programa dos Jogos Olímpicos desde sua primeira edição, em 1896.

Provas:

Prova de Estrada (Programa Olímpico): os corredores começam juntos em um pelotão. Os percursos podem ser organizados em diversas distâncias. As provas de estrada possuem muitos formatos diferentes: provas em um dia de um ponto a outro; ou em um Circuito, ou provas em etapas.

Contrarrelógio Individual (Programa Olímpico): o contrarrelógio individual é disputado em 40 a 50km nos Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Os corredores são alinhados em intervalos iguais de tempo para largarem (geralmente 1 a 2 minutos entre cada largada). O competidor que completa o percurso no menor tempo é o vencedor.

Contrarrelógio por equipes: O princípio desta prova é o mesmo da Contrarrelógio Individual, mas este evento é disputado por equipes de, pelo menos, 2 e, no máximo, 10 corredores.

Revezamento misto de seleções nacionais contrarrelógio: desde 2019, o contrarrelógio por equipes no Campeonato Mundial UCI de Estrada vem sendo disputado em um revezamento misto exclusivo para as seleções nacionais formadas por 3 homens e 3 mulheres das categorias Elite e Sub-23. O evento é disputado de modo que os 3 homens fazem o revezamento com as 3 mulheres. A posição final das equipes será calculado com base no tempo decorrido quando a segunda mulher cruzar a linha de chegada, devendo ambos os homens e mulheres completarem uma volta no mesmo circuito.