BMX Racing
Em tradução livre, o BMX racing é o Motocross em bicicleta. Iniciado no final da década de 1960 na Califórnia (EUA), no mesmo período em que o Motocross motorizado se tornou um esporte popular nos Estados Unidos e foi a inspiração para uma competição baseada na força humana (e não nos motores). Crianças e adolescentes com o desejo, mas sem os meios e condições de participar no Motocross, saciaram sua vontade competindo em bicicletas em pistas construídas por eles mesmos e vestindo-se com os mesmos equipamentos do motocross motorizado. O esporte, então, recebeu o nome de BMX e sua concepção estava completa: the bicycle moto cross.
O BMX racing oferece ação emocionante a um baixo custo, pois é fácil de ser assistido e se tornou um sucesso rapidamente. Na Califórnia (EUA), o BMX se tornou mais popular do que em qualquer outro lugar. Durante o início dos anos 1970 um grupo para administrar o BMX foi fundado nos EUA, sendo este considerado o início oficial do BMX racing. À medida que a década foi avançando, o BMX foi introduzido em outros continentes também.
Em abril de 1981, a Federação Internacional de BMX foi fundada e o primeiro Campeonato Mundial aconteceu em 1982. O BMX se desenvolveu rapidamente como um esporte único e, após muitos anos, claramente passou a ter muito mais em comum com o ciclismo que com as condutas das motos e do motocross. Desta forma, desde Janeiro de 1993, o BMX foi totalmente integrado à União Ciclística Internacional.
A primeira competiria oficialmente gravada remonta a 31 de maio de 1868 no “Parc de Saint-Cloud”, em Paris, e foi vencida pelo corredor britânico, James Moore.
A primeira corrida de uma cidade a outra aconteceu em 7 de Novembro de 1869: Paris – Rouen (França). James Moore, mais uma vez vencedor, rodou os 123 quilômetros de prova em 10 horas e 25 minutos. A intenção dos organizadores foi promover o ciclismo e demonstrar que a bicicleta permitia percorrer distancias grandes distâncias.
O ciclismo de estrada tem sido parte do programa dos Jogos Olímpicos desde sua primeira edição, em 1896.
Provas:
Prova de Estrada (Programa Olímpico): os corredores começam juntos em um pelotão. Os percursos podem ser organizados em diversas distâncias. As provas de estrada possuem muitos formatos diferentes: provas em um dia de um ponto a outro; ou em um Circuito, ou provas em etapas.
Contrarrelógio Individual (Programa Olímpico): o contrarrelógio individual é disputado em 40 a 50km nos Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Os corredores são alinhados em intervalos iguais de tempo para largarem (geralmente 1 a 2 minutos entre cada largada). O competidor que completa o percurso no menor tempo é o vencedor.
Contrarrelógio por equipes: O princípio desta prova é o mesmo da Contrarrelógio Individual, mas este evento é disputado por equipes de, pelo menos, 2 e, no máximo, 10 corredores.
Revezamento misto de seleções nacionais contrarrelógio: desde 2019, o contrarrelógio por equipes no Campeonato Mundial UCI de Estrada vem sendo disputado em um revezamento misto exclusivo para as seleções nacionais formadas por 3 homens e 3 mulheres das categorias Elite e Sub-23. O evento é disputado de modo que os 3 homens fazem o revezamento com as 3 mulheres. A posição final das equipes será calculado com base no tempo decorrido quando a segunda mulher cruzar a linha de chegada, devendo ambos os homens e mulheres completarem uma volta no mesmo circuito.